O que é

Bela, desigual, gigante. Assim é Salvador, a terceira maior cidade brasileira, com seus quase três milhões de habitantes. Nessa cidade de excessos, há quem diga que falta de tudo para se viver com dignidade: emprego, esgotamento sanitário, transporte, habitação, educação de qualidade, acesso à cultura, esporte, segurança. Para alguns, a lista de qualidades também não fica nada a dever: mar azul de águas quentes, culinária elaborada, povo caloroso e criativo, arte inovadora, parques, lagoas e matas que ainda garantem uma razoável qualidade de vida ao morador. Para o bem e para o mal, apesar do tamanho, a cidade prossegue sendo taxada de provinciana. Ou seja, atrasada nas relações de convívio social, no modo de resolver seus problemas, de administrar seus negócios.

Cidadão significa, literalmente, ser habitante da cidade. Mas como ocupar efetivamente o nosso espaço na cidade, interagindo com ela e transformando-a sem conhecê-la? Por isso a SOTEROPOLITANOS já nasceu ambiciosa. O objetivo da nossa revista eletrônica é ajudar um pouquinho na compreensão do enigma que é Salvador. Em cada página, falamos sobre um bairro ou região da cidade. São fotos, reportagens sobre assuntos diversos, perfis de pessoas que vivem ou trabalham nesses lugares, dicas de locais para conhecer, entrevistas.

Temos também as seções especiais, que reúnem reportagens sobre educação, meio ambiente e cultura afro-brasileira, já que a maior parte da população da cidade é negra ou mestiça. Há também um link para o Fala Comunidade, um jornal de bairro produzido por estudantes das Faculdades Jorge Amado, que fala de bairros situados às margens da Estrada Velha do Aeroporto: Nova Brasília, Jaquaripe, Vila Dois de Julho, Canabrava, Jardim Nova Esperança, Novo Marotinho, Daniel Gomes, Sete de Abril. Na seção Artigos, reunimos os textos opinativos, que refletem, discutem e propõe.

Qualquer pessoa pode participar da revista, deixando seu recado, enviando seu texto, foto ou imagem que trate de Salvador e também sugerindo assuntos. Se você tem interesse, clique em COMO PARTICIPAR e envie para nós a sua colaboração. Mas, antes, navegue pelas páginas dos bairros que você conhece e daqueles onde nunca esteve. Olhe as fotos, leia alguns textos e depois nos conte o que você descobriu sobre o que é habitar Salvador, ou seja, ser SOTEROPOLITANO.

Redação

Anúncios
2 Responses “O que é” →

  1. Célia Maria de Sousa Arruda

    25/03/2008

    É uma oportunidade única,para quem tem interesse, na cultura e religião para mim fica difícil,escolher ape nas um lugar, um terreiro de Candomblé, meu facínio é para com todos,porque merecem respeito.Vivas aos criadores deste site, com axé, obrigado.

    Responder

  2. Soteropolitanos

    26/03/2008

    Célia,

    Agradecemos pelos elogios e pelo axé. Força para você também.

    Abç

    Redação

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: