Biblioteca afro

Posted on 20/04/2008

1


Inauguração da Primeira Biblioteca Comunitária Especializada em Cultura Afro-brasileira e Africana no subúrbio ferroviário de Salvador

No mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Racismo na Educação, 03 de maio, será inaugurada a primeira biblioteca comunitária especializada em cultura afro-brasileira e africana, denominada “Biblioteca Abdias do Nascimento – Espaço BNB de Incentivo à Cultura”. Trata-se de uma iniciativa de jovens militantes e artistas oriundos de diversos seguimentos dos movimentos sociais da cidade de Salvador, contando com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal através do Programa BNB de Cultura 2008. Este projeto visa incentivar a leitura e a valorização da auto-estima entre os moradores das regiões menos favorecidas, de população majoritariamente negra, ao proporcionar o acesso aos livros produzidos por autores negros ou voltados para esta temática, servindo ainda de instrumento no apoio para a implementação da Lei 10.639/03 ( que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas) e terá como sede o bairro de Escada, no subúrbio ferroviário de Salvador – Ba.

O projeto homenageia um exemplo vivo na luta pelos direitos da população afro-brasileira: do alto dos seus 94 anos, Abdias do Nascimento representa um ícone na produção literária voltada à comunidade afro-brasileira. Entre peças teatrais, poesia, ensaios e trabalhos de pesquisa, Abdias tem mais de 20 livros publicados de sua autoria. Também organizou revistas, antologias e coletâneas que registram a sua atuação cívica e cultural, bem como as realizações das entidades que criou. Além da Literatura, sua obra abrange ainda a esfera das artes plásticas através de diversas telas e realização de exposições em vários países, do teatro (com a Criação do Teatro Experimental do Negro, na década de 50) e na atuação política voltada para a valorização e defesa dos direitos dos negros.

O evento de inauguração, que acontecerá no dia 30 de maio, será marcado pela realização de intervenções artísticas de grupos locais e convidados, durante todo o dia, realizadas em frente a sede da biblioteca, localizada no bairro de Escada (ao lado do extinto almoxarifado do BANEB) e pela realização de mesa redonda que discutirá com alunos e professores de escolas locais, a importância do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, culminando com um show musical com diversos convidados.

Maiores informações pelos telefones (71)8742-1045 / 8764-7967 ou pelo e-mail iya_ccan@yahoo.com.br .

Data: 30 de maio de 2008
Hora: a partir das 16h
Local: av. Suburbana, S/N, Escada, ao lado do antigo almoxarifado do BANEB.
Contatos: (71)8742-1045 Isis / (71) 8764-7967 Eduardo / iya_ccan@yahoo.com.br

* Texto e foto enviados pelo leitor Eduardo Pereira

Anúncios
Posted in: Informes